sábado, 18 de setembro de 2010

Homem de Ferro

O design das armaduras é extramamente fiel às HQs
Este é um filme que enfrentou muitos desafios para ser produzido. Foi o primeiro filme da Marvel Studios, retrata um personagem desconhecido do grande público e o protagonista não possui nem de longe as tradicionais virtudes que se esperam de um herói.

Com Homem de Ferro, a editora Marvel - por meio de seu recém-criado braço cinematográfico - resolveu botar a mão na massa literalmente pela primeira vez para levar as telonas seus personagens. O que lhe garante mais fidelidade a obra e um controle bem maior sobre tais produções. Algo bem diferente dos filmes do Homem-Aranha ou X-men, por exemplo, cujos direitos pertencem a Sony e Fox respectivamente.

O desafio de levar um herói pouco conhecido pela massa foi vencido aos poucos. Do apoio dos fãs a um marketing pesado, o principal fator foi o filme ser uma história sobre personagens e não apenas para leitores de histórias em quadrinhos. Assim, qualquer um - que tenha ou não lido um gibi do Homem de Ferro na vida - entende as motivações que levam um bilionário, que preocupa-se apenas consigo mesmo, a arriscar a vida vestindo uma armadura para enfrentar terroristas (que, detalhe,  usam armas que ele mesmo ajudara a projetar).

Robert Downey Jr. rouba a cena como um irretocável Tony Stark
 Porém, sem dúvida, o ponto forte do filme é a escalação do elenco. Destaque mais do que especial e merecido a Robert Downey Jr. que transforma o complexo e contraditório Tony Stark em um personagem carismático. Eis a vitória sobre aquele terceiro desafio citado no início deste texto.

Tony é egoísta, faz as coisas sempre esperando por algum tipo de reconhecimento e não demonstra preocupação nem pelos entes mais próximos, mas quando é atingido pelo mundo bélico que ajudou a criar... sua genialidade se sobressai. Para o bem ou para o mal, ele é acometido por um desejo irrefreável de corrigir seus erros à sua maneira e sua mais nova invenção - a cobiçada armadura do Homem de Ferro - é a peça chave para atingir sua meta.

Homem de Ferro é assim. Divertido, provocante e inteligente. Um filme de ação com toques de suspense e romance que ainda nos presenteia com um bônus extra: pistas que demonstram que Tony Stark está inserido em um universo bem mais amplo do que o revelado ali. Um universo povoado por supersoldados e deuses nórdicos. Ou seja, as perspectivas que tais referências nos trazem são bem empolgantes.

Nenhum comentário: