sábado, 13 de novembro de 2010

Homem de Ferro 2

A armadura que "brota da maleta" é de encher os olhos
Ao contrário da maioria dos produtores hollywoodianos que acredita que uma sequência precisa ser sempre maior que o filme original (leia-se mais ação e explosões), o diretor Jon Favreau segue o sentido contrário (e mais seguro) de manter o que deu certo no trabalho anterior. Assim, o foco permance nos personagens ao invés das armaduras e todas as subtramas do enredo são consequências naturais dos eventos mostrados no primeiro filme de 2008.

Em Homem de Ferro 2, Tony Stark (Robert Downey Jr.) possui  basicamente três grandes problemas a enfrentar: o governo dos Estados Unidos quer a armadura do Homem de Ferro; o reator que o salvara no primeiro filme, o mantém vivo e dá vida à armadura do Homem de Ferro começa a envenená-lo; e um homem ligado ao passado da família Stark deseja destruir o herói.

Dentro deste contexto, as cenas de ação são bem pontuais, mas espetaculares e devidamente bem inseridas na trama. Pra mim, a melhor é a primeira com Ivan Vanko (Mickey Rourke) invadindo a corrida de Fórmula 1. Plasticamente, a cena é impecável. Ver o vilão fatiando os carros com seus chicotes de energia é sensacional. E a armadura que brota da maleta de Stark e sua transformação em Homem de Ferro é de encher os olhos.

Ivan Marko (Michey Rouke) protagoniza a melhor cena de ação do filme

Após um início explosivo, o ritmo do filme muda bastante devido a postura autodestrutiva do protagonista. O que incomodou muita gente. Entretanto, não é este recheio (que aliás termina com a bela cena em que Tony compreendo qual o legado deixado por seu pai) do filme que me incomoda, mas sim seu terceiro ato.

Fica evidente a necessidade do estúdio em incorporar elementos ao filme para chamar a atenção do expectador para o vindouro filme dos Vingadores. Assim, apesar do filme ser do Homem de Ferro, Natasha Romanov, a Viúva Negra (Scarlett Johansson), e Nick Fury (Samuel L. Jackson) também estão por lá. E a tal iniciativa Vingadores é um assunto recorrente. O que no primeiro filme eram pistas e referências para expectadores mais atentos aqui virou algo excessivo.

Também é divertido ver o Máquina de Combate (Don Cheadle) na tela, mas em muitos momentos o "Homem de Ferro genérico e turbinado" fica sobressalente em cena. Ou seja, sem ter muito o que fazer porque o Tony Stark já está por lá. Isso fica evidente quando o vilão do filme controla o Máquina de Combate para liderar o ataque a Stark Expo 2010.

O clímax do filme é emocionante e resume bem os conflitos apresentados previamente com direito a cenas para Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), Viúva Negra e até para o motorista Happy Hogan (ponta do próprio diretor Favreu), mas o excesso de armaduras e robôs em cena tira um pouco o que Tony Stark tem de único. Parece que qualquer um pode ser um Homem de Ferro. Basta entrar sorrateiramente na casa do Stark e roubar na garagem dele uma das armaduras Mark. Enfim, um excelente filme de ação, mas sem dúvida uma nota abaixo do filme original.

Nenhum comentário: