segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Batalha dos Deuses



Capa da antologia

Imagem: http://www.novoseculo.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_571_Sem%20t%C3%ADtulo.png


A idéia dessa antologia é sensacional: a humanidade criou os deuses a sua imagem e semelhança ou seria o contrário? Se um Deus único assumiu o lugar principal no coração dos homens, para onde foram os grandes deuses do passado?

Em busca de respostas (e diversão), um grupo de autores revisitaram diferentes mitologias para narrar em seus contos a silenciosa guerra pela fé da humanidade.

Obviamente, como toda coletânia de contos, os textos divergem em qualidade, abordagem e público. Ou seja, haverá textos que te tocarão mais que outros. Afinal, a experiência de cada leitor é única.

Todos estão muito bem escritos e somos apresentados a ótimas premissas que são excepcionalmente bem executadas em alguns contos e nem tanto em outros (pelo fato de imaginarmos algo e o autor serguir por caminho completamente diferente, às vezes menos interessanto do que o esperado a princípio).

A impressão nítida de que alguns temas repetem-se pode incomodar, mas é nesse ponto que surgem os diferenciais que revelam os melhores contos. A Menina que Olhava, de Albarus Andreos, foi o conto que mais me arrepiou. A história apenas faz sentido (e revela toda sua relação com a mitologia egípcia) em seu final; O Legado Annunaki, de Márson Alquati, foi o conto que me surpreendeu. Ele narra as origens dos deuses astronautas por meio de liberdades criativas em que o autor habilmente molda determinados fatos históricos (e alguns bíblicos) para contar sua trama; Já o meu conto preferido, sem dúvida, é O Carvalho e o Visco, da autora Simone O. Marques. Nele, a narração em primeira pessoa de um bardo nos revela detalhes da queda dos deuses celtas perante a chegada do Deus único cristão.

Enfim, a primeira antologia de contos da Editora Novo Século e organizada por Juliano Sasseron (aliás, o prefácio de Sasseron é sensacional) é leitura recomendadíssima!!!

Um comentário:

IMPÉRIO DOS DEUSES Olimpianos disse...

Muito interessante, vou ler.
Gostaria que resenhasse o e-book DEUSES. Faço parte da antologia como autora convidada.
Um grande abraço,
Sarah Micucci (escritora)
http://www.imperiodosdeuses.blogspot.com/